Guia Completo para Investir em Criptomoedas Para Iniciantes

Home » Guia Completo para Investir em Criptomoedas Para Iniciantes

Enjoado deste sistema financeiro tradicional? Bancos, tarifas, controles e mais controles sob seu dinheiro? As criptomoedas são certamente a saída para este sistema, neste guia vamos te mostrar como começar o investimento em criptomoedas do zero.

Neste guia vamos ensinar conceitos, repassaremos alguns conhecimentos essenciais para iniciantes e como já se familiarizar com algumas negociações de cripto. Quem sabe ao final deste guia você já esteja com o seu primeiro investimento realizado.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são basicamente ativos digitais que utilizam a tecnologia chamada Blockchain. Essa tecnologia é o que garante a segurança e também a integridade deste ativo digital, em outras palavras, é uma moeda de alta segurança e baixa rastreabilidade.

O grande diferencial das moedas digitais é o fato de não possuir nenhum tipo de instituição financeira em seu controle, como bancos ou empresas gigantes.

Criptomoedas funcionam como cadernos de anotações digitais compartilhados, onde todas as transações ficam registradas e qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode acessar e guardar uma cópia.

Por conta dessa segurança e transparência, moedas como Bitcoin e Ethereum se popularizarão muito globalmente. 

Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode enviar ou receber moedas rapidamente sem taxas, envolvimento de terceiros ou nada do tipo.

Como funciona a negociação de Criptomoedas?

É comum as pessoas ficarem intrigadas com o funcionamento das negociações destas moedas digitais, mas iremos mostrar que são mais simples do que parece. Inicialmente as criptomoedas foram criadas como um empreendimento dinâmico e com um potencial de lucros.

A virada de chave aconteceu quando esses ativos chamaram atenção de investidores institucionais ao redor do mundo. Gerando assim o boom de 2017, que foi quando realmente chamou a atenção do mundo todo.

Ok, mas como funciona a negociação destas moedas? Bom, geralmente a negociação destes ativos visa lucrar nestas flutuações de mercado. Muitas das vezes comprando quando está em baixa e vendendo quando está em alta.

Essas flutuações são constantes, porém existem outras variações de criptomoedas que oferecem um pouco mais de estabilidade. Estas são conhecidas como stablecoins, e podem ser até mais interessantes para investidores novatos.

Como começar a investir em criptomoedas?

O pontapé inicial neste investimento ou em qualquer outro é ter uma abordagem mais ponderada. Adentrar de cabeça com tudo e já esperar um alto retorno a curto prazo é a chave para a frustração.

Dito isso, que tal primeiramente escolher uma corretora para investir em criptomoedas? Existem algumas opções muito boas que oferecem facilidade e ainda garantem ofertas para novos usuários.

Binance

A Binance é hoje uma das corretoras mais populares no Brasil e no mundo, permitindo a compra e venda de moedas digitais variadas. Caso a primeira vista ache a Binance complexa, ela oferece uma versão Lite, com recursos mais simples e facilitados.

Bitget

Com mais de 100 milhões de usuários, a Bitget traz inovações, volume de negociações e uma plataforma fácil de usar. Ocupando a segunda posição em liquidez de mercado, relatórios do setor colocam a Bitget como uma das corretoras mais notáveis.

MEXC

Reunindo cerca de 3000 moedas digitais, a MEXC é uma das corretoras com mais variedades de criptos. Hoje a plataforma é altamente recomendada para quem busca taxas competitivas e tentar obter uma renda passiva.

CEX.IO

Oferendo uma taxa competitiva aos traders, a CEX.IO tem recursos muito chamativos, garantindo até um cartão de débito em cripto. A plataforma conta com mais de 15 milhões de usuários e um mercado de $ 7,5 bilhões em depósitos.

Qual criptomoeda comprar?

A escolha de qual ativo comprar sendo iniciante pode parecer assustador no começo. Aqui vão algumas dicas de como investir em criptomoedas com pouco dinheiro.

  • Pesquise antes de investir: Entenda o projeto, os fundadores e a utilidade da criptomoeda antes de aplicar seu dinheiro.
  • Diversifique sua carteira: Evite colocar todo o capital em um único ativo. A diversidade reduz riscos ao investir em criptomoedas.
  • Invista apenas o que pode perder: O mercado é volátil, então nunca comprometa recursos essenciais.

Uma boa parte das pessoas que começam neste mundo, iniciam comprando uma moeda que esteja estabelecida no mercado. Bitcoin e Ethereum são exemplos de criptos que já estão firmadas e garantem um menor risco.

Claro que não é necessário começar os seus investimentos nestas moedas especificas que citamos acima. Entretanto, é valido ressaltar a importância de conhecer este ativo onde estará colocando o seu dinheiro.

As pesquisas de mercado são extremamente importantes justamente para tentar entender e talvez prevê um pouco destas movimentações. Posto isso, a principal dica é começar por baixo, com uma moeda já estabelecida e com pouco risco.

Estudo de mercado de Criptomoedas

Mergulhar neste mercado talvez seja a melhor ideia possível, estudar e tentar aprender sobre as tecnologias envolvidas e afins. Aprofundar-se no que são as arquiteturas blockchains e seus mecanismos de escalabilidade.

Buscar conhecer mais sobre as equipes por trás de algum projeto de token, suas tecnologias e histórico. Tudo isso pode te dar mais bagagem e um olhar mais analítico sobre as suas próximas movimentações ao investir em criptomoedas.

Gestão de risco ao negociar criptomoedas

Um bom investidor sempre tem que manter uma boa gestão de risco em qualquer investimento, e claro que com criptomoedas não seria diferente.

Imaginando que não saiba o que seja essa gestão de risco, vamos dar uma breve explicação. Basicamente é usar certas estratégias e parâmetros para assim tentar prever um declínio neste investimento e assim buscar minimizar esta possível perda.

Ok, sabendo disso, quais seriam estes parâmetros e estratégias? Destacamos algumas que podem ser úteis de conhecer, veja:

  1. Diversificação: Uma das formas de minimizar as chances de perder valores exagerados é diversificando o investimento. Mantendo uma variedade de tokens e equilibrando o valor entre elas é uma estratégia para mitigar uma queda repentina.
  2. Regra do 1%: Essa regra sugere que você arrisque no máximo 1% do seu capital total em cada operação. Com $10.000, por exemplo, o risco máximo por trade seria de $100. Isso ajuda a proteger seu patrimônio e manter o controle emocional mesmo após perdas.
  3. Estratégia de escape: O pior pode sempre acontecer, é algo normal, porém ter um plano de saída é fundamental. Estabeleça um teto que você pode suportar e o siga, mesmo que não seja o método mais lucrativo, mas certamente pode salvar de uma perda total.

Conclusão

Por fim, a ideia final que deixo é de que tenha precaução ao iniciar as suas primeiras movimentações com criptomoedas. Na minha primeira experiência neste segmento também tive receios e dúvidas, mas um pouco de paciência consegui aprender bastante.

Evidente que é um mercado em constante crescimento, mas não mantenha o pensamento de dinheiro fácil.

Tente aplicar alguma destas dicas que citamos no decorrer do artigo e muito provavelmente estará seguindo na direção certa. Dê uma passadinha em nossa secção de notícias ou outros guias para melhorar ainda mais o seu entendimento.

Melhores Corretoras

Descubra porque 1 em cada 4 detentores de criptomoedas no mundo está com a KuCoin

Turbine seus lucros com criptomoedas de forma fácil e segura!

Compre, troque e faça hold de 2.960 criptomoedas na MEXC

A cex.io é uma plataforma de criptomoedas completa para comprar, vender, negociar, manter e ganhar criptomoedas

Compre, troque e faça hold de 398+ criptomoedas na Binance

Tudo acerca de criptomoedas no Brasil
© Copyright 2025 CriptonewsBR.com